Terra Chá

Calmantes Naturais, Sopas para Emagrecer, Depurativos do Sangue, Alimentos Diuréticos e muito mais

Ácido Úrico

13 maio, 2008 | 47 Comentários

E um ácido eliminado pelo organismo através da urina. Porém algumas perturbações orgânicas produzem
sua retenção no sangue e nos tecidos, causando doenças reumáticas como gota e renais como o cáculo renal. Os erros alimentares são um dos principais responsáveis pela formação de depósitos desse ácido no organismo.

Segue abaixo tratamento natural contra Ácido Úrico;


Evite alimentos produtores de ácido úrico: cárneos (fígado, rins, moela, coração, intestino, miolo, chouriço, linguiça, salsicha, presunto, mortadela, frutos do mar etc), cereais secos (feijão, lentilha, ervilha seca, grão-de-bico, soja etc), açúcar refinado, doces em geral, bebidas alcoólicas e ovos.

Prefira dieta rica em frutas frescas da época, vegetais crus e cereais integrais. Inclua sempre nas refeições
alimentos DIURÉTICOS e DEPURATIVOS DO SANGUE.

Hortaliças

  • Agrião, Limão e Cenoura • Suco combinado. Tomar 250 ml, 3 vezes ao dia.
    • Usá-lo também na forma de saladas cruas, temperado com limão, azeite de oliva e sal.
  • Alho, Tomar “água de alho”. Amassar 1 dente de alho e deixá-lo de molho em 250 ml de água, durante 5 horas. Coar e tomar 2 vezes ao dia.
  • Beterraba, Cenoura e Pepino • Suco combinado. Tomar 250 ml, pela manhã em jejum.

Frutas

Plantas

  • Alfavaca • Chá das folhas (50 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia.
  • Cavalinho, Carqueja e Quebra-pedra • Chá combinado (60 g de ervas para 1 litro de água). Tomar 2 xícaras ao dia.
  • Chapéu-de-couro • Chá das folhas (30 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
  • Sabugueiro • Chá das folhas (100 g para 1 litro de água). Tomar 5 xícaras ao dia.


Artigos Relacionados:

  1. Depurativos Naturais do Sangue
  2. Tônicos Naturais para o Cérebro
  3. Laxantes e Purgantes Naturais
  4. Calmantes Naturais
  5. Fortificantes e Tônicos Naturais

Comentários

47 Comentários para “Ácido Úrico”

  1. shirley
    19/f/2009 @ 13:20

    Gostaria de agradecer a publicação da materia sobre como se cuidar do acido urico.
    Obrigada de coração.
    Shirley

  2. ailton oliveira rocha
    13/f/2009 @ 14:34

    foi otimo saber que azeite e alho são otimo para acido urico. espero receber mais informações sobre o assunto. muito obrigado e ate a proxima.

  3. Paulo Henrique
    3/f/2009 @ 21:40

    Ao pessoal do TerraCha, meus agradecimentos pelas informações, precizamos aprender mais a aproveitar as plantas medicinais que a natureza nos oferece e muitas vezes a planta está no nosso jardim e nem notamos, valeu.
    Paulo Henrique
    Conceição de Macabu RJ.

  4. Roberto
    23/f/2009 @ 21:14

    Bom Dia Amiga.
    Eu Estou Com o Lado do Estômago inchado e sinto Muitas Dores e Queimor No Estômago,Talves Por Este Motivo Eu Estou Com Muitas Aftas Em Minha Boca.Meu ácido úrico Está Bem Auto Talves Por Este Motivo Eu Estou sintindo Muitas Dores Nas Juntas,Estou Com 52 anos de Vida Neste Mundo E Gostaria de Ficar Mas 50 Pelo menos,Amiga Vc Pode Ajudar???
    muito obrigado.

  5. william
    16/f/2009 @ 12:50

    que confusão este negócio de ácido úrico …. uns dizem que ovo nãofaz mal outros falam ao contrário … que fazer ? mesmo assim obrigado pelas sugestões…
    william

  6. margareth Silva de Aguiar
    6/f/2009 @ 21:34

    adorei, foi otimas a pesquisa neste site,pois tive muitos conhecimentos atraves de leituta nos comentarios feitos por vcs.

  7. walter cabral
    16/f/2009 @ 11:43

    achei muito importante os comentarios

  8. rubens junior
    20/f/2009 @ 12:45

    Sou professor de ed fisica tenho uma vida muito intensa e corrida, a pouco descobri uma alta taxa de acido urico no meu sangue atrapalhando assim meu desempenho como atleta e pesquisando no google descobri esse site.
    Muito obrigado pelas dicas pois minha alimentaçao fica muito a desejar uma vez que tenho que injerir muita calorias pois perco muito durante o decorrer do dia
    Parabnes pelas informaçoes fitoterapicas pois confio muito no poder dos chas…

  9. Roberta Teixeira
    2/f/2009 @ 9:33

    Meu pai foi fazer exames de rotina e recebeu a noticia que esta com a taxa de acido urico alta…
    Eu e minha familia ficamos muito preocupados,
    e tenho certeza que estas dicas disponiveis no site irão ajudar muito…
    Agradecida!!!

  10. Manoel Vieira
    21/f/2010 @ 9:57

    Essas digas são muito importante, para ajudar que sofre com essa doença. Pois só sabe a dor que o ácido úrico causa, quem sofre com ela, é tão forte ao ponto de alejar

  11. Evaniza
    23/f/2010 @ 18:55

    Foi um prazer muito grande ter encontrado esta receita neste site, muito obrigada pela informação isso é bençãos do nosso SENHOR JESUS, as vezes tem pessoas que não sabem o que deve ou não comer nesses casos, muito obrigada mesmo. Que DEUS abençõe vocês grandimente.

  12. Helena Jossai Namburete Cumbi
    6/f/2010 @ 7:56

    Ola. Obrigada pelas dicas. Mas fico muito preocupada porque eu ja suprimi da minha dieta a maior parte dos alimentos que indica como fazendo mal e foi depois disso e que tenho sintomas de gota. Sera que o mel selvagem e o queijo tambem fazem mal?
    Por favor, tambem gostaria que me esclarecesse ate que ponto o comer so a noite pode contribuir para a gota. Sou uma pessoa muito ocupada entao de manha tenho problemas de acordar. Acordo ja na hora de correr para o trabalho entao nao como ate voltar a noite porue depois nao tenho tempo de parar para comer e tambem nao gosto de comer na “rua”.
    Um abraco.

  13. Onias
    13/f/2010 @ 17:27

    tambem fico na duvida.
    afinal o ovo. Faz mal ou não ?

  14. elisete
    19/f/2010 @ 13:41

    Estou com bolinhas d’agua nos pes e maos, seria acido urico..

  15. maria mattos
    22/f/2010 @ 18:48

    Procuro sempre informações na área da saúde relacionada a tratamentos naturaris. Desta vez fiquei satisfeita com as informações e espero assim poder ajudar duas pessoas vizinhas que estão sofrendo com essa doença, a gota, e não dispõem de recursos para tratamento e não possuem conhecimento. Parabéns pela pela maneira como tem ajudado à quem necessita.

  16. ANELIZE
    11/f/2010 @ 17:56

    queria muito saber. ovo faz ou não mal para ácido urico alto

  17. ANELIZE
    11/f/2010 @ 17:58

    adorei as ditas, mas também fiquei na dúvida quanto ao consumo do ovo

  18. Ronaldo
    17/f/2010 @ 10:00

    Bom dia, na dieta fala de laranja, morango e tangerina, os medicos que passei me recomendaram não comer essas frutas.O que faço

    o

  19. rogerio
    5/f/2010 @ 17:30

    Muito bomm receita.

  20. criatiane paiva
    15/f/2010 @ 11:01

    adorei em saber q existe site como esse,pois assim posso ajudar meu marido de forma natural e q sofre tanto desse mal.obrigada.

  21. mauro nauata
    14/f/2010 @ 13:37

    Tanto mais se lê a respeito da doença “acido úrico”, mais dúvidas voce acumula, tendo em vista que os comentários estão na maioria errados. Alguns dizem que ovo faz mal, e outros dizem ao contrário. Vários livros dizem que morango, laranja, limão etc. são verdadeiros vilões do acido úrico, no entanto já li em vários livros que estas mesmas frutas são muito bons pra combater o acido úrico, muito melhor ainda se ingerir com a combinação das três frutas, que absurdo, parece que ninguém sabe é nada. Será que não tem nenhum “livrinho” que posso nos orientar realmente de forma correta? Já procurei auxilio de vários médicos, porém cada um me orientaram de formas diferentes, não sei mais o que faço, se alguem puder me ajude. Obrigadooooooooooo

  22. mauro nauata
    14/f/2010 @ 14:10

    Não sou médico, porém posso auxiliar as pessoas que sofrem de ácido úrico, orientando da seguinte forma:
    1-faça exercícios leves diariamente (caminhadas)
    2-ingira bastante água (mínimo 02 litros)

    Alimentos:
    a) arroz integral, batata, agrião, alface, pepino, melância, banana, melão, abacate, cenoura, repolho, acelga, leite desnatado, bolacha de água e sal, chás em geral,etc.(comer esses alimentos somente o necessário para manter a sua saúde e o seu peso normal, evitando a prática de “gula” como a maioria das pessoas cometem tal pecado”. Não comer nunca miúdos de aves, suinos e bovinos e evitar de comer carnes em geral, inclusive peixes, no entanto se não resistir, coma o mínimo possivel, esse mínimo que eu digo é só para “lamber os beiços”. Não beber quaisquer tipo de bebida alcoolica (vinhos,pinga, cerveja etc.). Evitar de beber refrigerantes e comer does em geral.
    Provavelmente as pessoas que sofrem de ácido úrico, também estão com “colesterol” alto, podendo ocorrer também que o peso esta acima do normal. Perca peso com auxílio de médico, caso esteja acima do peso normal.
    Tenho certeza que após algum tempo (dois ou três meses)que voce começar a seguir minhas recomendações sua saúde ira melhorar, ficando livre do ácido úrico, não mais sofrendo desta dor que tanto prejudica a saúde de muitos brasileiros. Tudo isso é só uma dica, caso tenha dado certo me ligue 73402788 – Mauro. Obrigado Xauuuuu.

  23. Fernando
    19/f/2010 @ 20:01

    Não sou médico, tenho crise de gota há + ou – 8 anos.Explico:
    Crise de gota-é uma dor intensa nas articulações.Geralmente a primeira(no meu e muitos outros casos)ocorre na articulação do dedão do pé.O que provoca a gota é o excesso de ácido úrico no organismo.Após a primeira crise, ocorrem outras, estas migram para outras articulações(joelho, cotovelo, calcanhar etc.Até onde sei, o ácido úrico elevado nem sempre causa gota, isso depende de cada pessoa.Quanto aos alimentos, só surtem efeito, quando o nivel de ácido úrico não se perfaz muito elevado. Segundo informações que obtive, uma dieta rigorosa só diminui(infelizmente) poucos números(1 ou 2)de ácido úrico, isto é o percentual de redução não passa de 20%. Entretanto, isso não é regra, algumas pessoas com nível de ácido úrico alto (por ter uma alimentação e vida muito “desregrada” – comem bem, bebem,etc – a dieta pode surtir um bom efeito.Por conta disso, a maioria das pessoas só conseguem reduzir o nivel de ácido úrico com medicamentos.
    Há basicamente dois medicamentos: alouporinol – que elimina o excesso de ácido úrico e a narcaricina – faz com que os rins eliminem com maior eficácia o ácido úrico), não sei bem qual é a diferença, mas para cada pessoa um é indicada. ATENÇÃO – como já disse não sou médico.

    Os medicamentos fazem você levar uma vida normal, podendo inclusive comer moderadamente os alimentos que “produzem” ou facilitam a produção de ácido úrico no organismo.

    Dicas:
    - Exercícios leves podem ajudar. Porém na crise, a articulação não pode ser movimentada ou massageada, o que piora, e muito, a dor.

    - Ingira bastante água.

    - as dicas do Mauro Nauata (acima) são ótimas

  24. Carlos Gonçalves
    22/f/2010 @ 10:48

    gostaria se possivel, que me dissessem, quais os alimentos e bebidas a evitar o aumento do acido urico
    OBRIGADO, Carlos Gonçalves

  25. Douglas
    25/f/2010 @ 8:34

    muito bom gostei vou seguir a orientaçao e voltarei com mmeu comentario a respeito dos resultado obrigado

  26. Antônio Prata
    30/f/2010 @ 18:08

    Tenho 54 anos. Desde os 25 anos recebí orientação médica sobre o tratamento do ácido úrico.Toda vez que tenho crises de dores nas juntas(joelho, tornozelo, calcanhar, dedão do pé, etc), procuro diminuir o consumo das carnes em geral e outros alimentos prejudiciais, bem como as bebidas alcóolicas(cervejinha principalmente). No momento, estou focando na dieta acima e concluo que deverei:
    1- parar de consumir bebida alcóolica, em geral;
    2- não consumir carnes remosas(suína);
    3- Consumir o mínimo de carne branca e a bovina;
    4- não consumir laticínios, embutidos, mariscos, frutos do mar; tomate; leite gordo e seus derivados(queijos de massa amarela);
    5- comer mais vezes e em menor espaço de tempo, preferindo as frutas, legumes e verduras, se possível cruas;
    6- procurar manter as medidas da cintura sem forçar o coração;
    7- tomar de 1,5 a 2 litros de água por dia;
    8- tomar chás e sucos recomendados pela medicina alternativa;

    ao final de 2 meses, voltarei a comentar os resultados que eu conseguir obter. Torçam por mim. quem tiver dicas, serão bem vindas.

  27. Margarida Santos
    8/f/2011 @ 5:41

    Pelo amor de DEUS, me ajudem (socorro !!!)

    Nunca fumei e nem ingeri bebida alcólica nem drogas.
    Desde minha adolescencia tive minha taxa de ácido úrico alta. Tenho 53 anos e há mais de 10 anos tenho sangue na urina e há muitos e muitos anos nao posso tomar sucos, refrigerantes nem produtos engarrafados ou enlatados. Pois sinto muita dor no estomago puxando pras costas, fico com um mau álito insuportável e minha língua fica ferida (larga a pele). Sempre me consulto com os médicos mas eles nunca se interessaram por esse problema. Com relacao a presenca da sangue na urina (quando retida com catete diretamente da bexiga nao há sangue, só quando urino normal). Por conta disto já me operaram 3 vezes: 1° em 2003 me retiram o Ultero q estava com 4 miomas o maior media 2cm. Continuei com o mesmo sintoma(sangue na urina),2° em 2004 operaram o canal da uretra. Continuei com o mesmo sintoma (sangue na urina) e meu problema se agravou ainda mais, cheguei a sangrar ao urinar só sangue ao invés de urina e dores insuportáveis na parte pélvica (pé da barriga). Todo ano faco exame de prevencao de cancer(ginecológico) e mamografia e nos resultados mostra tudo normal.Toda vez q vou ao médico eles me receitam antibióticos aí meu problema piora e tenho corrimento com tudo quanto é de bactérias e fungos, dores forte no estomago mais sangue na urina e minha lingua cheia de buracos despelados. Piorei,sangro após manter relacao sexual e quando vou aos ginecologistas, urologistas, clinicos geral, ortopedista (por ter aumentado dor nos articulacoes, cotovelo e dedos das maos e tambem dor no nervo da perte superior do pé já há mais de ano)… Me sinto uma bolinha de pingpong pq os ginecologistas falam “isso nao é problema pra mim é problema pro urologista” e virse versa. Já entrei em depressao e posso dizer que os médicos que visitei sao leigos. Minha ginecologista que “nao pode mais me ver” pq vou com o mesmo problema e ela nao pode mais fazer nada por mim porque está tudo em ordem(diz ela). Em Dezembro de 2010 fui novamente pra ginecologista porque há mais de 6 (SEIS) semanas dia e noite com dor de cabeca “leve” e dor no pé da barriga (como uma cólica), pensei “meu Deu,tenho que ir na minha ginecologista”. Ela fez como de costume uma ultrasson e disse que estava tudo em ordem e q eu fosse fazer uma vídeolaparoscopia. Na laparoscopia descolaram meu ovário esquerdo(regrediu de tamanho:2,16×1,1cm) e estava colado na parte pélvica da bacia e tiraram aderencia. Nesta cirurgia nao encontraram meu ovário direito. A doutora que me operou antes fez ultrasson e nao viu meu ovário direito e que eu saiba em 2003 só tiraram meu útero e deixaram meus dois ovários.
    Com duas semanas de operada fuia a ginecologista no exame de sangue mostrou como sempre (sangue na urina).
    Por favor me ajudem a descobrir minha doenca.
    Grata por uma resposta
    Santos

  28. socorro pickard
    16/f/2011 @ 0:36

    Margarida,eu também tenho essas dores abdominais,à três anos fiz uma cirurgia de mioma,e continuo sentindo dores,já fiz varios exames e nâo constam nada.eu faço novena de nossa senhora do perpetúo Socorro todas às terças-feira e vou encluir vc em meus terços. um grande abraço Socorro.091-88471985.Belém do Pára.

  29. nadir silezia barcarolo
    5/f/2011 @ 2:58

    tbem estranhei,os medicos me disem que laranja,limao,abacaxi, quiiwi,tomate, tudo ki tem acido nao posso comer ,quale ocerto ?peco que me esclareca o certo.obrigado

  30. MARCIA DIAS
    8/f/2011 @ 8:30

    Oi, querida Margarida!

    Fiquei comovida com o seu relato. Gostaria de ajudá-la sugerindo o uso de óleo de coco EXTRA VIRGEM, e ou
    sementes de abóbora.

    Fique com DEUS querida!!
    Um abraço!!

  31. Marcio Antonio
    16/f/2011 @ 15:42

    Bom….acho que esse inicio é quase obrigatorio …(sofro com esse mal tambem)…mas não entendo bem com ocorre comigo..ja tive crise de ficar uma semana deitado, so de respirar parecia que o meu pé iria explodir…nos ultimos 4 meses o danado grudou em mim e parece estár fazendo um “tur” pelas minhas articulações.. A tres semanas estou fazendo dieta pra me livrar dele. consegui no máximo eliminar uns 5 kilos do meu peso…tomo um remedio manipulado a base de alupurinol..mas nao está surtindo efeito mais…tudo que vi na internet ja experimentei…começo hoje a tomar o tal suco de pepíno com cenoura. daqui a duas semanas volto aqui pra dizer pra voces o resultado…vamo v no que da..e boa saude pra todos nos e vida longa pra quem descobriu o diclofenaco.

  32. PAULO
    20/f/2011 @ 22:04

    Alguémmmm precisa definir PELO AMOR de DEUS…
    OVO, posso ou não posso comer?
    LIMÃO, é bom ou faz mal?
    tem algum infeliz que possa nos exclarecer?

  33. lidia marcia de oliveira
    22/f/2011 @ 14:08

    Gostei muito de tudo que le. Foi comentarios conclusivo. PARABENS !

  34. aparecido calixto silva
    13/f/2011 @ 10:32

    ESTOU COMEÇANDO MEU TRATAMENTO AGORA ESTOU MUITO CONTENTE DE OUVIR AS DICAS PARA O TRATAMENTO.
    EU AINDA NÃO SEI A MINHA TAXA DE ACIDO URICO POIS FIZ O EXAME ESTA SEMANA OBRIGADO.

  35. ANTONIO PEDRO DE ASSIS
    26/f/2011 @ 23:16

    A melhor planta medicinal para o corpo em geral é a Barbosa é bom para Figádo,Rins,Estomâgo,Gastrite,Pancreas,cabelos, pele,evita o cancêr eu tomo sempre um copo em jejun pela manhã com 02 dentes de alho no começo é triste,hoje natural Pegue um folhão corte em pedaços pequenos em um litro de Agua e deixe na geladeira 12 horas para a sair a baba,coa e comece a tomar o liquido um copo em jejum pela manhã acompanhado com os dois dente de alho. Faço Isto

  36. roberto fellipe leite viana
    7/f/2011 @ 1:07

    qual tipo de carne que posso comer??
    qual tipo de fruta que devo evitar??
    posso comer pão??
    qual é o mal se não cuidar do acido urico elevado??

  37. roberto fellipe leite viana
    7/f/2011 @ 1:08

    guaraná natural faz mal para quem tem acido urico??

  38. roberto fellipe leite viana
    7/f/2011 @ 1:10

    não tenho problema de gota mais tenho acido urico elevado ele pode baixar?? e depois do tratamento posso voltar a ter uma alimentação normal??

  39. maria ana
    20/f/2011 @ 15:41

    eu esto com 52 anos e esto com acido urico e deabetes e coleterol muito alto e ja fiz tanto regime e nunca baixa nanda so fumante e esto com mais de 80 quilos esto doida da vida com tanta doença junto de uma vez mim ajude por favor eu esto com voltade de acaba com a minha vida poeque não enredo nanda desta doeças e nem seu como fazer regime certo meu abraço pra vcs

  40. Antonio Ferreira Lopes
    20/f/2011 @ 16:21

    Lí com atenção tudo sobre como tratar do acido úrico e lí também os comentarios daqueles que igualemente trataram do ´problema. vou realizar o tratamento com confiança em amenizar o meu problema.- abraços ferreira lopes

  41. sumair marrafao
    11/f/2011 @ 19:57

    nao tenho gota mas tenho ácido urico,quase toda as frutas me prende a urina e o intestino, o k é aconselhave?

  42. naldo mcp
    23/f/2011 @ 22:44

    tenho acido urico alto e sofro de muitas dores nas juntas tomo NONE e hoje ja me sinto muito melhor experimente e pesquise sobre NONE

  43. j.samuel
    29/f/2011 @ 6:07

    Estou padecendo desta doença faz 1 mês, já deixei de comer as famosas carnes e outros alimentos ricos em purinas mas não estou encontrar melhorias.O médico mandou-me tomar allopurinol 300 mg e é este remédio que não está ajudar em nada prq sempre os tomo causa-me um mal estar terrível,causa febres, estou cada vez mais confuso.
    Vou voltar ao médico e pedir talvés para substituir este remédio por outro equivalente.
    Alguém pode ajudar?

    Júlio

  44. Luci Meri Ferreira
    30/f/2011 @ 22:05

    Também estou com percentagem de Acido Úrico. Por enquanto é pouco, mas sempre acaba assustando. Por favor, preciso saber sobre tomate (que adoro), guaraná natural, limão.
    grata

  45. PLACIDO EDINO BEZERRA
    7/f/2011 @ 22:34

    Tenho ácido urico elevado, ainda não senti nenhuma dor nas articulações, médico passou remedio allopurinol 300 mg, mandou evitar tomates e carnes vermelhas, daqui a dois meses faço novamente exame para ver como fica.
    tenho 56 anos
    Recife PE
    Plácido

  46. WALTECE GOIANIA
    1/f/2011 @ 22:27

    MUITO CONFUSO NING. T. UMA CONCLUSAO SORRE OQUE PODE E O QUE NAO PODE COMER. JUNTO TROCANDO COMENTARIO ACHAREMOS A RESPOSTA

  47. alba valeria neves nakaza
    20/f/2011 @ 13:46

    eu queria saber o que posso comer ja que tenho acido urico alto?